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terça-feira, 31 de maio de 2011

Avaliação Final: Clube de Pais


Apesar da parentalidade ser um processo tão antigo como o mundo, o seu exercício continua a ser um desafio constante, uma trajectória cheia de incertezas e dúvidas" (Costa, 2008).

O “Clube de Pais” contou com a participação de 6 Pais/Encarregados de Educação de alunos acompanhados pelo GAAF. Decorreu com uma periodicidade quinzenal, tendo iniciado a primeira sessão no dia 11 de Março de 2011 e finalizado no dia 26 de Maio de 2011. Foram realizadas no total 6 sessões onde foram abordados três temas: 1º Comunicação: Os Diferentes Estilos Educativos; A Importância da Comunicação Pais/Filhos em cada um dos Estilos Educativos; 2º Educação Comportamental: Os Reforços – elogios /castigos; Estratégias de Educação Positiva e por fim Gestão Doméstica: Consumismo e Orçamento familiar.

O diálogo permanente com os pais com o recurso a estratégias empáticas e de facilitação da comunicação foi fulcral para ajudar o grupo a reconhecer o espaço de formação como um lugar de aceitação e de liberdade, para se expressarem, partilhando a sua experiência pessoal e se conhecerem melhor, facilitando a reflexão sobre os seus objectivos e estratégias educacionais, rotinas familiares e padrões de comportamento mais frequentes.

Num outro momento, dirigiu-se a atenção dos pais para os padrões de interacção com os filhos na sua vida quotidiana e avaliaram-se as estratégias mais utilizadas para corrigir os comportamentos dos filhos. Foram utilizadas metodologias activas, dinâmicas que possibilitaram aos pais conhecerem-se melhor a si próprios, reflectirem sobre o que pensam bem como procurarem outras formas mais assertivas e satisfatórias de interagir com os seus filhos e de os educar.

Contudo, o comportamento parental, tal como todo o comportamento humano, é muito difícil de modificar. A mudança comportamental é sempre morosa e difícil, precisamente porque muitos dos comportamentos são multideterminados em grande parte em função do próprio comportamento dos filhos e do contexto em que ocorrem.

Concluindo, podemos fazer uma avaliação bastante positiva desta formação de educação parental, tendo em conta o elevado interesse dos formandos em participar activamente nas sessões do “Clube de Pais”, a sua assiduidade, pontualidade, o próprio envolvimento nas questões educativas, potenciando a criação de redes, demostrando-se, ainda, disponíveis para a frequência em formações futuras.

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